Sunday, January 30, 2011

Céu Azul

Acordei hoje e fitei o céu. E numa gama de pensamentos, só um se destacou: o céu talvez seja azul por uma trégua da natureza com os tristes seres que habitam o planeta, fazendo-os felizes mesmo que por um dia. Mesmo que só um dia. O azul é a cor da alegria. O azul nos convida à fantasia e ao bem. O azul e seus exuberantes tons, nos convidam à poesia que existe em qualquer ser humano ou não.

Preciso parafrasear Fernando Brant quando ele diz: "É triste não ter o azul todo dia a nos alegrar".
E é triste mesmo. Não obstante, em um mundo enviesado, tórpido e triste ao mesmo tempo, temos que nos alegrar em ver qualquer cor; em sentir qualquer sabor ainda que seja o amargo. Precisamos do amargo para sentir o sabor do mais doce néctar, assim como precisamos do azul para pensar que existe o cinza, o preto, o rosa e o amarelo do sorriso.

Para terminar, que tal - nestes dias - termos pensamentos azuis?  Tentarmos, mesmo diante a tanta maldade, tanta tristeza, repito, sermos azuis? Sem querer ser personagem de Cameron, acho que além do vermelho, o azul corre em nossas veias, sem a alcunha de nobreza, e temos que encontrá-lo porque o céu é azul, o mar é azul, o lá é azul e Djavan disse: "O amor é azulzinho".

Ótimos azuis pra todos.

2 comments: